O que é o melasma?

Melasma é uma doença de pele que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras nas áreas expostas ao sol, principalmente na face. É comum em mulheres morenas, mas também pode acontecer em mulheres brancas e homens.

O que causa o melasma?

Não se sabe exatamente a causa do Melasma. Parece haver uma predisposição genética nos indivíduos que são portadores. Sabe-se, porém, que existem alguns fatores que podem deflagrar ou causar uma crise. A exposição solar é o principal.

O que pode piorar o melasma?

O sol é o principal fator, sem dúvidas. E muitas vezes, não é necessário ficar deitado exposto ao sol. A radiação que atravessa o vidro do carro, ou que a gente se expõe no caminho pro trabalho já é suficiente pra piorar as manchas. Além do sol, outros fatores podem ser inimigos, como o uso de medicamentos hormonais (como o anticoncepcional), stress, calor (por exemplo, chama de fogão), esfoliações e hormônios femininos (da gravidez ou de reposição hormonal, por exemplo). Além disso, luzes artificiais (como luz elétrica, celular, computador…) também podem ser prejudiciais.

Como saber se tenho melasma?

Existem diversas dermatoses que causam manchas escuras no rosto. As manchas do Melasma são características. É importante avaliar com seu dermatologista no consultório, e, às vezes, olhar com o exame de dermatoscopia, pra saber se realmente as manchas que você tem são causadas por Melasma ou por outros fatores.

Qual a cura do melasma?

Primeiro, é preciso entender que Melasma não tem cura. Tem controle, conseguimos clarear as manchas, muitas vezes até totalmente. Mas infelizmente não conseguimos curar.

Qual o melhor protetor para quem tem melasma?

Para o tratamento, é essencial o uso de protetor solar de amplo espectro, que proteja contra radiação UVA e UVB, e que tenha no mínimo FPS 50. Muitas vezes, optamos por usar produtos que tenham cor de base junto com a proteção, pois o uso da cor ajuda a proteger contra as luzes artificiais, que o protetor solar convencional não protege.

Como tratar o melasma?

Geralmente, no nosso consultório, montamos um protocolo com 3 pontos principais: medicamentos de uso tópico, medicamentos em comprimido e procedimentos clareadores no consultório. Para uso tópico, em creme ou gel, prescrevemos medicamentos clareadores e renovadores da pele, associados ao uso de sabonetes suaves e hidratantes, de acordo com cada tipo de pele. Quanto aos comprimidos, existem diversos tipos de medicamentos que podem ajudar no clareamento das manchas. Costumamos analisar durante a consulta, qual deles poderia ajudar mais no caso. E além disso, realizamos uma programação de procedimentos clareadores no consultório, que podem envolver desde aplicações de ácidos potentes para renovação da pele e clareamento, até mesmo a microinfusão de medicamentos clareadores no profundidade da pele da face. Os resultados são incríveis, e, geralmente, a paciente consegue manter o Melasma clareado muito mais tempo.